REGRAS BASICAS DA INTRIGA

GOTRPG :: ADM :: REGRAS

Ir em baixo

REGRAS BASICAS DA INTRIGA

Mensagem por Admin em Sab Mar 10, 2018 11:42 am

Objetivo
O âmago de qualquer intriga é o objetivo — o que você espera alcançar ao engajar-se na intriga. Sem um objetivo, você não tem uma intriga — você só está interpretando (o que, obviamente, tem lugar no jogo, mas em geral não avança a história de forma significativa).
Os objetivos costumam ficar no pano de fundo da intriga, ocultos até que você ou seu oponente sejam derrotados. Eles não correspondem a habilidades, mas surgem das necessidades da história. Seu objetivo modifica sua interpretação e fornece uma posição a partir da qual você pode argumentar.   


Postura
Uma postura é um ponto de vista específico do seu oponente, descrevendo se ele o vê com bons ou maus olhos, se deseja o seu mal ou quer ajudá-lo. Posturas são ferramentas úteis para interpretação, pois estabelecem parâmetros sobre como você pode interpretar seu personagem durante a intriga, fornecendo uma estrutura para
suas respostas e reações. A postura também age como uma espécie de “armadura”, protegendo-o da influência de seu oponente. É muito mais difícil convencer uma pessoa que o odeia a ajudá-lo do que convencer uma pessoa que o ama a fazer o mesmo. Assim, sempre que seu oponente aplicar a Influência dele à sua Compostura, você primeiro deve reduzir o seu Valor de Postura (VP) deste número.
Postura também afeta suas tentativas de usar Enganação e Persuasão, fornecendo modificadores aos testes. É bem difícil ocultar seu desprezo quando você está tentando fazer amizade com um inimigo de longa data. É igualmente difícil enganar uma pessoa que você ama. Os efeitos da postura em suas palavras, linguagem corporal e outros elementos da intriga são cruciais. Você pode se defender com uma couraça de desprezo, e então ver-se incapaz de mudar as opiniões das pessoas ao seu redor.




Iniciativa
Para determinar a ordem em que os testes são feitos, cada participante da intriga faz um teste de Status (os dados de bônus de Reputação se aplicam). O narrador registra todos os resultados e arranja-os em ordem decrescente.
O maior resultado age primeiro, seguido pelo segundo maior, até que todos tenham agido. Um participante não é obrigado a agir, e pode esperar para ver o que os demais farão antes de agir. 

Técnica
Se posturas são como armaduras, técnicas são como armas. Técnicas são as táticas que um personagem emprega durante a intriga. Contudo, além de fornecer descrições, elas determinam quanta influência o personagem obtém com um teste bem-sucedido e as consequências de uma derrota. Não é coincidência que as técnicas apresentadas aqui correspondam às especialidades de Persuasão.



Interpretação
A interpretação é o âmago das intrigas. Durante este passo, os jogadores DEVEM discutir e debater, conspirar e negociar, conversar sobre suas opções e apresentar seus argumentos. O personagem age de acordo com o que quer do alvo, com sua técnica e com sua postura. Não há uma ordem clara de ações neste passo; ele deve ser mais subjetivo e aberto, durando até que o narrador decida seguir ao próximo passo. Em geral isto ocorre em um momento dramático, quando um jogador deixa seus desejos claros, mas antes que a resposta seja revelada.

Ação
Durante um diálogo, um jogador pode realizar uma das ações a seguir. Cada participante tem direito a apenas uma ação. O narrador pode limitar o número de personagens capazes de participar de uma intriga ao mesmo tempo, com base nas circunstâncias. É fácil tomar parte da reunião de um conselho ou de um debate público, mas bem mais difícil conduzir uma conversa discreta entre mais de duas ou três pessoas.

Influência
Quando um oponente consegue influenciá-lo em uma intriga, você pode perder Compostura, ficando mais próximo de ceder a ele. Qualquer Influência que exceda seu
Valor de Postura se aplica à sua Compostura. A perda de Compostura não tem efeito, a menos que ela seja reduzida a 0 ou menos. Neste caso, você está derrotado.


Frustração
O principal meio de reduzir Influência é através do seu Valor de Postura. Você subtrai este valor da Influência que seu oponente causa com um teste de Enganação ou
Persuasão bem-sucedido.
O outro meio de reduzir Influência é aceitar frustração. Cada ponto de frustração recebido remove uma quantidade de Infl uência igual à sua graduação em Vontade. Contudo, cada ponto de frustração impõe –1D em todos os testes de Enganação e Persuasão durante a intriga. Se a sua frustração acumulada exceder sua graduação em Vontade, você é derrotado. No final da intriga, ganhando ou perdendo, você remove toda a frustração que sofreu.


Derrota
Caso sua Compostura seja reduzida a 0 ou menos, ou sua frustração acumulada exceda sua graduação em Vontade, você está derrotado, e o vitorioso alcança o objetivo que desejava para a intriga.


Rendição
Você pode optar pela rendição para um oponente, oferecendo um meio-termo em vez de ser derrotado, se quiser. Você só pode se render em seu turno durante um
diálogo. Seu oponente pode aceitar, oferecer uma contraproposta ou recusar. Se você recusar a contraproposta, a intriga continua, e você não pode mais se render. Render-
-se é uma opção para quando a derrota parece certa, ou se você quiser oferecer a um oponente uma vitória menor e imediata, para terminar o conflito rapidamente.


Destino & Derrota
Você também pode queimar um Ponto de Destino quando for derrotado, para escolher um resultado que não seja o objetivo de seu oponente. O narrador deve aprovar o novo resultado.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 416
Data de inscrição : 14/02/2018
Idade : 37

http://gdtrpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

GOTRPG :: ADM :: REGRAS

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum